05 dezembro 2008
Trabalho sobre o Auto da Barca do Inferno
25 novembro 2008
Prevenção Rodoviária F.Q.
Auto-avaliação do trabalho das embalagens de E.V.
Eu acho que o meu trabalho merece um Bom pois fui criativo, trabalhei bem nas aulas, geri bem o tempo, acabei dentro do prazo, nem sempre fui autónomo e acho que a embalagem é chamativa.
21 outubro 2008
Glossário de Geografia
CEI (Comunidade de Estados Independentes) – Organização internacional criada em 1991 e que envolve 11 países que pertenceram à antiga União Soviética.
Crescimento – Aumento do rendimento produzido num país ou região.
Desenvolvimento – Melhoria de qualidade de vida da população de um país ou região.
Esperança Média de Vida – Número provável de anos que viveria uma criança recém-nascida se os padrões de mortalidade predominantes aquando do seu nascimento se mantivessem os mesmos ao longo da sua vida.
Fome – Em sentido restrito, é o nome dado a sensação fisiológica que o nosso corpo tem quando necessita de alimentos; em sentido amplo, refere-se a subnutrição – estado de carência nutricional que resulta principalmente da ingestão insuficiente de alimentos devido a uma dieta pobre.
IDH – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador composto calculado a partir de outros indicadores simples e mede o progresso de um país em três dimensões básicas: ter uma vida longa e saudável, receber instrução e ter um nível de vida digno.
Obesidade – Doença caracterizada pela excessiva acumulação de gordura no corpo.
OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) – Organização Internacional criada em 1961 e que conta com 30 países-membros.
OMS (Organização Mundial da Saúde) – é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de Abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas.
ONU (Organização das Nações Unidas) – Organização concebida para promover a cooperação internacional, a paz e a segurança.
Países Desenvolvidos – países onde a indústria começou a desenvolver-se há mais tempo, em alguns casos desde finais do séc. XVIII, e onde, de um modo geral, existem melhores condições de alimentação, de saúde e educação. A agricultura emprega uma reduzida proporção da população activa nestes países. Aos países desenvolvidos também se atribuem as designações de países industrializados, pises ricos ou países do Norte.
Países em Desenvolvimento – Países onde a Indústria começou a desenvolver-se apenas na segunda metade do séc. XX e onde, de um modo geral, existem mais problemas de alimentação, saúde e educação. Em muitos casos, a agricultura ainda ocupa uma parte significativa da população activa. Os países em desenvolvimento são, por vezes, denominados como países subdesenvolvidos e países do Terceiro Mundo estão em desuso, por atribuírem um grau de inferioridade a estes países. A designação países em desenvolvimento é, pelo contrário, a mais comum, por revelar optimismo em relação ao desenvolvimento destes países.
PIB per capita – Produto Interno Bruto por habitante. O PIB é o valor do conjunto de bens e serviços produzidos num país ou região, pelos nacionais e estrangeiros aí residentes, durante um ano. Não considera o valor de bens e serviços produzidos no estrangeiro pelos nacionais desse país ou região.
RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano) – Relatório onde são apresentados os IDH de países.
Sobrenutrição – Estado de desequilíbrio nutricional que resulta da ingestão excessiva de alimentos ou de vitaminas ou outros suplementos.
Subnutrição – Estado de desequilíbrio nutricional que resulta da ingestão insuficiente de alimentos ou de vitaminas ou outros suplementos.
Taxa de alfabetização – Percentagem da população que pode ler e escrever com compreensão.
Taxa de escolarização bruta – Percentagem de estudantes matriculados dos ensinos básico, secundário e superior em relação à população com idade escolar oficial para os três níveis.
Taxa de Mortalidade Infantil – Numero de óbitos de crianças com menos de 1 ano, por mil nados-vivos, ocorridos durante 1 ano, num determinado país ou região.
16 maio 2008
Espectro electromagnético
Uma carga em repouso cria à sua volta um campo radial e uniforme que se estende até ao infinito. Se esta carga for acelerada haverá uma variação do campo eléctrico no tempo, que irá induzir um campo magnético também variável no tempo (estes dois campos são perpendiculares entre si). Estes campos em conjunto constituem uma onda electromagnética (a direcção de propagação da onda é perpendicular às direcções de vibração dos campos que a constituem). Uma onda electromagnética propaga-se mesmo no vácuo.
Quando Maxwell comparou a velocidade da luz com a velocidade das outras ondas electromagnéticas, concluiu que a luz visível é constituída por ondas electromagnéticas, em tudo idênticas às restantes, com a única diferença na frequência e no comprimento de onda.
De acordo com a frequência e comprimento de onda das ondas electromagnéticas pode-se definir um espectro com várias zonas (podendo haver alguma sobreposição entre elas).
Os nossos olhos só conseguem ver um conjunto reduzido de ondas electromagnéticas, estas constituem a luz visível( ondas compreendidas entre os 400 THz a 800 THz de frequência e os comprimentos de onda entre os 700 nm a 400 nm).
Ondas com frequências inferiores a 400 THz constituem a luz infravermelha, as microondas e as ondas de rádio.
As microondas (também designadas SHF - Super High Frequency) são ondas electromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando, consoante os autores, de 10 cm (3 GHz de frequência) até 1 mm (30 GHz de frequência).
Acima dos 300 GHz, a absorção da radiação electromagnética pela atmosfera da Terra é tão grande que a atmosfera é praticamente opaca para as frequências mais altas, até que se torna novamente transparente na, assim chamada, "janela" do infravermelho até a luz visível.
Um forno de microondas (geralmente chamado de microondas) usa um gerador de microondas do tipo magnetron para produzir microondas numa frequência de aproximadamente 2,45 GHz para cozinhar os alimentos. As microondas cozinham os alimentos, fazendo com que as moléculas de água e outras substâncias presentes nos alimentos vibrem. Esta vibração cria um calor que aquece o alimento. Já que a maior parte dos alimentos orgânicos é composta de água, este processo cozinha-os facilmente.
07 maio 2008
Brad Pitt
Aqui vai o trabalho de ing feito por:
Sérgio Correia
Miguel Pinto
Flávio Magalhães
Bruno Coelho
05 maio 2008
Poemas para L.P.
Amigo
Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra amigo!
”Amigo” é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
”Amigo” (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
”Amigo” é o contrário de inimigo!
”Amigo” é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
”Amigo” é a solidão derrotada!
”Amigo” é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
”Amigo” vai ser, é já uma grande festa!
Eu gostei deste poema pois fala sobre uma coisa muito importante na vida, a amizade. Gostei também da maneira como Alexandre O’neill descreve o significado de amigo e da amizade.
É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.
O tema deste poema é a urgência de tornar o mundo melhor.
Gostei deste poema pois toca num assunto muito importante para a Humanidade, pois é do interesse de todos tornar o mundo num sitio melhor e assim melhorar a vida de todos.
Por que Deus permite
que as mães vão se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não se apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
O tema deste poema é a importância da Mãe.
Gostei deste poema pois fala numa pessoa que nos traz ao mundo, que nos ensina muitas coisas, que nos acompanha durante o nosso crescimento e que fica sempre no nosso coração.